parallax background

A arte de porta aberta

26th November 2018
Setubal Christmas Fest Featured
Vamos ver as luzes de Natal?
23rd November 2018
Prima Chica Featured
O forno da Prima Chica
27th November 2018
Publicidade
O Miguel – Posts s/caixa
 

Quem conta um conto aumenta um ponto… e com dois se conta a história de Rita Melo e Ricardo Crista. Dois artistas, professores sem colocação, que teimaram em dar a volta ao texto e abriram as portas do seu atelier à comunidade. Agora além de arte, formam artistas.

Os dois abriram o atelier :2 pontos. Parece que esta é uma história que se vai contando de dois em dois, mas há aqui uma vírgula. É que a galeria tem duas áreas distintas, uma dedicada às criações pessoais de pintura e escultura, de Rita e Ricardo, respetivamente, e outra à formação de crianças, jovens e adultos.

Entrar “ Na cabeça do artista” tem sido o grande desafio lançado pelo casal, ela com 36 anos e ele com 39. Trata-se de um workshop para crianças, com duração de três horas, que funciona aos sábados de manhã. Em cada sessão é apresentado um artista plástico que inspira os miúdos a criarem uma obra.

 

Mas, faça-se um parágrafo porque há mais para contar. Durante o ano letivo são lecionadas aulas de artes plásticas para os mais novos, divididos em grupos dos 6 aos 10 anos, dos 11 aos 14 e dos 15 aos 18, além de aulas de pintura para adultos.

A ideia é não fazer aqui um ponto final e abrir o espaço também a outros artistas e formações. A pintura de Rita está em várias coleções (públicas e privadas) em Portugal e no estrangeiro. O trabalho de Ricardo é também uma marca em diversos lugares.


“A Maria”, que presta homenagem às conserveiras setubalenses, numa das paredes do túnel da Ladeira da Ponte de São Sebastião, situado nas imediações do Museu do Trabalho Michel Giacometti, é uma das obras da sua autoria.


Trabalham juntos há uma década, mas foi em setembro deste ano que abriram as novas instalações, na rua Mariano Coelho, 20 A, onde têm as portas abertas a todos. É só passar por lá. Sem reticências. Eles explicam tudo. Ponto por ponto.