parallax background

Cara de mau,
coração de manteiga

11 Outubro 2018
Semana do Mar Setubal Featured
Esta semana é do mar
10 Outubro 2018
Ivomar Setubal Featured
Ivomar
Peixe bom e barato
15 Outubro 2018
 

Au revoir sardinhas, até para o ano!

A pesca da sardinha está proibida até meados de maio de 2019. A medida reforça a proteção e a conservação da espécie cada vez mais ameaçada devido ao consumo excessivo. “Mas são tão boas”, diremos! E são, mas em Portugal, pela altura dos Santos Populares, marcham 13 sardinhas por segundo. Não há stock que aguente. Vamos ter saudades das nossas sardines au carbon, mas temos sempre o belo do carapau para nos confortar.

E há um, em especial, que nos convence…

Chama-se carapau manteiga. Tem cara de mau, mas só para disfarçar porque, no fundo, é um coração de manteiga.

 

Costuma ser recomendado em pleno verão, quando está mais calor, e atinge o ponto máximo de gordura (saudável) ficando por isso mais saboroso.

Os dias ainda estão quentes e eles andam pela nossa costa à procura de alimento. É aí que está um dos segredos do sabor a mar deste peixe, rico em ácidos gordos ómega 3 e com baixos níveis de colesterol. Come camarão e é capturado em barcos de pesca artesanal, sobretudo na zona da Fonte da Telha e do Carvalhal. Chega depressa ao prato e vem bem fresquinho. Pode encontrá-lo nas bancas das peixeiras sadinas ou, já pronto a comer, nos restaurantes.

Quando o saborear, com umas batatinhas regadas com azeite, vai ver que não quer outra coisa. As sardinhas que nos desculpem, mas estamos derretidos com este carapau.