parallax background

Celebrar Bocage com 10 dias de cultura

11th September 2019
Aproveite as visitas gratuitas em Palmela
10th September 2019
Praias limitadas aos fins de semana até ao final de setembro
12th September 2019
 

Nos próximos 10 dias Setúbal tem concertos, exposições, uma mostra de artesanato e produtos regionais e até, imagine-se, uma regata de banheiras! Senhores e senhoras, vêm aí as Comemorações Bocagianas 2019.


Bocage nasceu há 254 anos. O poeta que se confunde com a cidade é o mote para um programa repleto de eventos culturais, mas também algumas atividades desportivas e de lazer, que decorrem em Setúbal de 12 a 21 de setembro.

O dia D, ou melhor o dia B é o 15 de setembro, domingo, data de nascimento de Bocage, dia da Cidade e feriado municipal. Para o assinalar, há logo pela manhã a cerimónia de hastear da bandeira do edifício da Câmara Municipal. Mais tarde, seguem-se cerimónias de homenagem ao cantautor José Afonso, a cargo do Coral Infantil de Setúbal, e a Bocage, com deposição de flores na estátua na praça com o seu nome. Há ainda leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.

 
 

Este é também o dia em que a Câmara Municipal de Setúbal está de “Portas Abertas” com visitas guiadas às instalações de Poçoilos (das 09H00 às 14H00) e ao edifício dos Paços do Concelho (a partir das 15H00). Da parte da tarde, entre as 15H00 e as 19H00, é também possível visitar a Casa Bocage e a exposição permanente que percorre a vida do poeta.

A partir das 17H30, terá lugar uma sessão solene, frente aos Paços do Concelho, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e imposição de medalhas honoríficas a diversas personalidades e entidades.


O espetáculo musical “Celina da Piedade e as Vozes do Cante convidam Vitorino”, com início agendado para as 22H00, na Praça de Bocage, termina a programação do feriado.


Ao longo de todo o dia está patente, no passeio junto à entrada da Casa da Baía, a Mostra de Saberes e Sabores, com produtos regionais e produção de artesanato ao vivo.

Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Mas as comemorações não se ficam pelo dia 15. Aliás, começam antes. A 13, pelas 20H00, a Sociedade Musical Capricho Setubalense tem agendada a Tertúlia Bocagiana “Era assim no século XVIII”, um baile da época conduzido pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva, a leitura de poemas pela Casa da Poesia de Setúbal e “O Fado da Severa”, por Inês Pereira.

No mesmo dia, às 21H00, a Casa Bocage acolhe “A Noite dos Poetas”, peça de teatro do TAS – Teatro Animação de Setúbal sobre a fantasiosa história de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, que repete no dia 14, à mesma hora. Às 22H00, a Orquestra Ligeira do Exército atua na Praça de Bocage.

 

No dia seguinte (14 setembro), a Regata de Banheiras e Insólitos promete uma manhã divertida no Parque Urbano de Albarquel. E se ainda não se inscreveu nesta corrida de embarcações bizarras, construídas no momento com materiais reciclados, pode fazê-lo aqui até quinta-feira, dia 12.

Da parte da tarde, a partir das 16H00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe o lançamento dos três últimos volumes da obra completa de Bocage do Centro de Estudos Bocageanos.

Às 18H00 há um encontro de bandas filarmónicas no coreto da Avenida Luísa Todi, com a participação das bandas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. E, à noite, há música e teatro no centro histórico.


O espetáculo de teatro “BOCAge, O mais honesto homem para se amar”, com Rita Ribeiro, Sandra José e Alexandra Prado, estreia no dia 21, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21H30.


O programa é extenso e está repleto de momentos e experiências. Para viver e saborear, por estes dias, pelas ruas de Setúbal. Para que a alma do poeta nunca morra. Para que a cidade renasça a cada dia.