parallax background

Celebrar Bocage e Setúbal sem gastar um cêntimo

11th Setembro 2018
Sesimbra Featured
Bater castelos às claras
10th Setembro 2018
Rodizio Peixe Assado Featured
Todo o peixe que conseguir comer por 12€
12th Setembro 2018
 

Concertos, poesia erótica, animação de rua, exposições, uma mostra de aves e outra de flores. Tudo este mês, em Setúbal, sem gastar um único cêntimo.

A culpa é de Bocage. O poeta nasceu a 15 de setembro de 1765 em Setúbal e a cidade presta-lhe homenagem com um programa repleto de iniciativas, todas de entrada livre, que vão desde encontros literários a competições desportivas.

O ponto alto é já no próximo sábado (dia 15), feriado municipal e Dia de Bocage e da Cidade. A banda portuguesa Ala dos Namorados, que celebra 25 anos, oferece um concerto à cidade, na Praça do Bocage, a partir das 22H00. Nuno Guerreiro, o vocalista, reside atualmente em Setúbal e é presença assídua na zona da Baixa. Numa noite de celebração, promete deixar a plateia rendida.

Mas o programa começa bem mais cedo, pelas 09H00, com o hastear da bandeira e a interpretação do Hino do Município pelo Coro do Município Afina Setúbal e o Coro Feminino TuttiEncantus, nos Paços do Concelho. Segue-se uma cerimónia dedicada ao poeta que conta com deposição de flores na estátua, na Praça do Bocage, e uma sessão solene, que inclui diversas homenagens e um apontamento musical pelo Coro Setúbal Voz. À tarde, às 15H30, decorre a iniciativa Paços do Concelho de Portas Abertas, um convite para uma visita guiada ao edifício, acompanhada de artes performativas. O mesmo acontece entre as 15H e as 19H00 na Casa Bocage.

 

Às 17H00, no Largo da Ribeira Velha, atua o Quarteto Edgar Caramelo, num concerto que se insere no ciclo Jazz na Rua. Às 18H00, o coreto da avenida Luísa Todi acolhe um encontro de bandas filarmónicas.

Durante o fim de semana decorre também o Torneio Bocage, uma competição de padel que tem lugar na Academia de Padel de Setúbal, no Parque de Vanicelos, além de um colóquio sobre a ética desportiva, o XXVI Open Nacional de Damas Clássicas Cidade de Setúbal 2018 e o Open Nacional de Jovens Cidade de Setúbal 2018.

Ainda no sábado, no bairro Forte da Bela Vista, a partir das 15H00, há animação com música, dança e tasquinhas gastronómicas na quarta edição do evento Sabores do Bairro.

As Comemorações Bocagianas são transversais a todo o mês e de uma grande diversidade

 

Integram, por exemplo, a 13, a inauguração de cinco exposições sob o tema comum “Reflexos da Galeria Ratton 1987-2018”. E, no mesmo dia, tem início a quarta edição do campeonato Internacional de Exóticos COM, que vai encher o pavilhão desportivo da Escola Básica Luísa Todi com mais de um milhar de aves de dezenas de criadores portugueses e estrangeiros, até domingo, dia 16. Já a 14, pelas 21H00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, realiza-se a XIX edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, um encontro cultural com declamação de poesia, música, debate e convívio, com degustação de produtos gastronómicos da região. À mesma hora começa na Baixa a “Noite Bocagiana”, com animação musical por Violin Godess e a Banda Led Orquestra e animação itinerante com Dream Catcher Led Flower e White Prince.

No penúltimo fim de semana do mês (21 e 22) tem lugar a Festa da Flor na Praça do Bocage. As comemorações terminam a 27, com o encontro literário “A Voz dos Poetas”, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, que inclui declamação de poesias eróticas, numa parceria com os Artistas Unidos e o atelier DDLX.

O programa completo pode ser consultado aqui onde tem muito por onde escolher. Aproveite e conheça melhor o poeta, a sua vida e obra. Quando passar por ele, na Praça, faça uma vénia e agradeça-lhe este mês inteirinho de borlas!