parallax background

Enfrentar os medos no
Cabo Espichel

20th August 2018
Casa Baia Featured
4 museus à borla
18th August 2018
Pedro Narra Fotografia Featured
Entrevista Pedro Narra O fotógrafo do Sado
22nd August 2018
Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Precisa de se ligar à terra? Então está na hora de planear uma visita ao Cabo Espichel.


O promontório, a oeste da vila de Sesimbra, impõe respeito. É para quem não tem vertigens ou quer enfrentar os medos.

Este pedaço de terra, que delimita a extremidade a sudoeste da península de Setúbal, vai fazê-lo sentir-se o dono do mundo, além de conseguir fotografias fantásticas.

Naquela linha em que a arriba monumental se encontra com o mar, há um ambiente místico, etéreo. Fica, talvez, a dever-se ao valor religioso e histórico do local de culto e de peregrinação onde está o Santuário em honra de Nossa Senhora do Cabo, também conhecido como Nossa Senhora da Pedra Mua, construído entre 1701 e 1707. Mas há ainda a Ermida da Memória, a Casa dos Círios, o terreiro, o cruzeiro, a Casa da Água e o aqueduto. O conjunto liga-se com jogos de sombras e luz.

 

Aqui o vento é sempre forte e faz-se ouvir.

Experimente sentar-se perto da Ermida da Memória, datada do século XV e construída no preciso local da aparição da Senhora do Cabo. Feche os olhos e entre num diálogo com o som da rebentação, lá em baixo, nas rochas. É bem capaz de sentir um arrepio, pelo abismo, sim, mas também porque este é um local tão cru, em estado tão puro, que nos faz interiorizar toda a força do mar e da terra.

 
 

A paisagem é magistral.

Do cabo vê-se a praia dos Lagosteiros, toda a imensidão da água e o recorte da escarpa, frio e afiado.

Sentimo-nos pequenos e poderosos ao mesmo tempo. Capazes de dobrar o cabo e todas as tormentas. Acredite, este lugar é terapêutico! Já marcou na agenda?