parallax background

Ivomar
Peixe bom e barato

Carapau Setubal Featured
Cara de mau,
coração de manteiga
11th October 2018
Partilhar Setubal Featured
Petiscos para partilhar
16th October 2018
 

Há um restaurante em Setúbal que funciona há mais de 30 anos e só tem um prato na ementa.

O Ivomar é um daqueles espaços a recomendar quando alguém pede uma sugestão de “bom e barato”. Aqui quem entra já sabe o que vai comer: peixe assado.

Não se deixe enganar pela simplicidade desta casa gerida, mesa a mesa, pelo próprio dono, o Ivo, filho do fundador. É uma tasca, só serve almoços, não tem multibanco, nem faz reservas, mas o peixe é do melhor que há. A conta é certa: 12 euros e dá direito a tudo. Mas vamos por partes.

Morada:
Rua Clube Recreativo da Palhavã, 101, Setúbal

Preço

Distancia ao centro:
  • 50%

O peixe é rei e senhor. É fresco e com grande variedade. No Ivomar respeita-se a qualidade como regra de ouro.

O peixe tem de ser bom e o cliente ficar satisfeito, o resto vem por acréscimo. O serviço é rápido, mas sereno. Os carapaus, os robalos, a dourada, as bicas e todos os que vierem da lota no dia vão saindo a preceito.

Quando o peixe chega vem na companhia de umas batatas cozidas divinais. Não, não são só umas batatas cozidas. As do Ivomar são saborosas, macias, de corte direito e liso, regadas de azeite perfumado com alho e coentros. Se lhe disserem que as batatas fazem sono não acredite, é um mito! À mesa chega também uma salada mista com pimentos muito bem temperada.

O restaurante é familiar e um dos melhores da cidade para o rodízio de peixe. Está no bairro do Viso, um dos mais típicos da cidade. A sala enche depressa e por isso o conselho é que chegue cedo.

 

Do menu faz ainda parte a bebida e a sobremesa. E aqui temos de parar.

É que foi nesta parte da refeição que uma surpreendente mousse de chocolate com grão de café moído nos caiu que nem ginjas. A junção de texturas e sabores é perfeita. Na lista está também o pastel de nata da Confeitaria d’Arrábida, que fica a 500 metros, e um arroz doce feito com leite creme que não provámos, mas nos ficou no pensamento.

Para fechar, além do café, aguarda-nos um moscatel de Setúbal. Entenda-o como aperitivo para um passeio à beira Sado ou uma subida à Arrábida depois do almoço.