parallax background

Já conhece o coreto encantado de Setúbal?

Pizzaria Boccochino
Já provou a sangria bomba?
8th January 2019
Batata Doce Comporta Featured
A batata doce está na moda e a da Comporta é a melhor
10th January 2019
Publicidade
Vertigem MREC #3
 

Há algo de mágico nos coretos. E o da avenida Luísa Todi, em Setúbal, é particularmente bonito.

A cúpula turca dá-lhe um ar de Mil e Uma Noites e é fácil deixar a imaginação fugir num tapete voador, enquanto tentamos recriar os espetáculos que um palco centenário como este já terá recebido. Neste dia em que se assinala o nascimento da cantora lírica setubalense (9 janeiro de 1753), a nossa sugestão é um passeio pela avenida que lhe assumiu o nome, com paragem obrigatória no coreto.

Inaugurado a 29 de junho de 1899, naquela que já foi a rua da Praia, é quadrangular com os cantos cortados.

 

Os rendilhados de ferro em sintonia com a tribuna de cimento criam uma peça única. A estrutura metálica, aberta, é pontuada com uma espécie de dossel, que parece que serve para segurar a música ali tocada. É verdade que o coreto foi edificado devido ao florescimento das bandas filarmónicas e são elas as frequentadoras mais naturais de um espaço como este, mas neste quadrado encantado há espetáculos para todos os gostos (e não só musicais).


O monumento veio substituir o coreto velho que esteve no Jardim do Bonfim desde 1880 e acabou por ser demolido.


Num passeio largo junto a um café com esplanada que convida à contemplação, o coreto serve até para os mais pequenos brincarem ao faz de conta.

Pode ir a pé ou de bicicleta, já que a ciclovia passa mesmo ali. Suba ao coreto e aviste a estátua do saudoso ator Carlos Rodrigues, que ficou famoso como Manuel Bola, e o Fórum Luísa Todi. Fique atento. Quem sabe não encontra por lá o génio da lâmpada mágica...