parallax background

Já experimentou o turismo virtual?

29th January 2019
Andre Areias Setubal Featured
André Areias
“Setúbal é um tesouro desconhecido”
28th January 2019
Dupla de Setúbal tem novo disco de originais
30th January 2019
Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Nem a chuva nem a preguiça o podem impedir de conhecer o mundo. Não acredita?

Então está na hora de partir à descoberta do turismo virtual. Esta nova forma de viajar, a que Setúbal já se rendeu, vai levá-lo a percorrer a calçada portuguesa, explorar as avenidas e as ruelas, passear à beira Sado e conhecer património artístico e cultural da cidade. Tudo sem sair do sofá. Não há desculpas.

Com o Google Street View, caminhamos na avenida Luísa Todi, entramos pelas ruas adentro, apreciamos as vistas na zona ribeirinha. O detalhe é tanto que até as gaivotas sadinas lá estão. É uma aventura que nos leva a explorar lugares incríveis no conforto da nossa casa. Este recurso, que permite olhares panorâmicos de 360° na horizontal e 290° na vertical, já foi criado há 11 anos, mas tem vindo a ser atualizado e cada vez está mais completo.

 

Além disso, a Google tem uma plataforma dedicada à cultura, a Arts & Culture, onde recentemente foram adicionadas cerca de três mil obras do património português, desde monumentos, a painéis de azulejos, pinturas e muito mais. A ferramenta permite ver até as pinceladas dos quadros e as fissuras dos azulejos.

Pode ainda fazer visitas virtuais a museus e comparar algumas das suas selfies com rostos semelhantes em quadros famosos!

 

Tudo graças a uma câmara robótica que capta imagens em alta resolução e as torna acessíveis. Quer ver uma escultura no sossego do lar, admirá-la com calma, espreitá-la à lupa? Esta plataforma é para si! Está lá o Convento de Jesus, a brecha da Arrábida e também pinturas dos autores Regg and Violant, Klit, Mosaik and Tamara Alves e José Carvalho and Kruella d'Enfer, no âmbito do projeto “Natureza Viva”, desenvolvido na altura da construção do centro comercial Alegro, em Setúbal.


O senhor Google é mesmo o maior!


A cidade dispõe ainda de um geoportal onde encontra os equipamentos municipais e que lhe dá uma perspetiva completamente nova de Setúbal.

A tudo isto pode aceder de forma gratuita em qualquer ponto do mundo. Agora, cá para nós, a tecnologia é fascinante, mas pôr os pés ao caminho, sentir os cheiros, ouvir as vozes, conhecer as gentes… é outra dimensão!