parallax background

Há um novo doce feito com maçã riscadinha que é um mimo

7th February 2019
Programa para animar solteirões
(e não só)
6th February 2019
Neste restaurante pode mergulhar nos sabores do mar
8th February 2019
 

Depois do pastel de choco, do de moscatel, do de ginja e outras delícias com produtos da região, chegam os Miminhos de Maçã Riscadinha.


O chef Nuno Gil andava às voltas com a ideia. Fez experiências, testes e mais testes até chegar a esta pequena maravilha. Conseguir o sabor pretendido, com um equilíbrio perfeito entre o doce e a acidez caraterística desta maçã de Denominação de Origem Protegida, a textura ideal e o melhor formato, não foi fácil.

O pastel nasceu de uma parceria com a produtora de maçã riscadinha Paula Castro e é feito com a fruta desidratada. Desta forma, pode ser produzido durante o ano inteiro, já que fresca a maçã só está disponível entre julho e agosto. “A maçã que surge depois desta altura já é de conservação e eu queria aproveitar as potencialidades que a polpa tem fresca”, conta Nuno Gil ao Inspire Setubal.

Publicidade
O Miguel – Posts s/caixa
 

Os Miminhos captam a essência da maçã que é extremamente aromática e saborosa.

Além da riscadinha, a receita leva amêndoa “para ajudar a equilibrar o doce”, açúcar e gema de ovo. Brilhantes e plenos de sabor, estes bolos, húmidos e frescos, lembram os quindins.

Mas há uma história de amor por trás desta receita. É que Nuno Gil dedicou estes miminhos de maçã à esposa que quase todos os dias o espera para jantar. “Digo que estou quase a terminar e chego a casa uma hora depois…”, confidencia o chef que assim faz um sincero e doce pedido desculpas à amada.

 

Quem o conhece sabe que não é por mal, mas perde-se a estudar os ingredientes, a aprofundar as técnicas. “A região é muito rica, tem uma grande quantidade de produtos, o que é preciso é um bocadinho de imaginação para os reinventar”, defende o doceiro que ultimamente se tem debruçado sobre a arte chocolateira. “Há muitos projetos na gaveta, alguns vão sair em breve”, desvenda.

Os Miminhos de Maçã Riscadinha custam 1.30€ e estão à venda na Casa Mãe da Rota de Vinhos, na petisqueira Sem Horas e no Retiro Azul. Na Casa das Tortas em Azeitão pode também provar este doce na versão tarte.

Se foi para isto, chef Gil, abençoados atrasos (a esposa que nos perdoe)!