parallax background

Quando as joias contam histórias

19th Outubro 2018
Hamburgaria Herdade Pinhal Novo Featured
Hamburgaria Herdade
Oktoberfest à caramelo
18th Outubro 2018
Photo Break Setubal Featured
Para mais tarde recordar
22nd Outubro 2018
 

Já imaginou casar com um bouquet que conta a sua história ou oferecer uma peça única carregada de significado?

É essa a arte da designer de joias Zaida Piteira. Alentejana, está em Setúbal há 24 anos e é de tal forma ligada à cidade que criou um terço que lhe presta homenagem.

O terço de Setúbal, que tem a brecha da Arrábida, uma medalha da Nossa Senhora do Cais, a flor da Arrábida na sua cruz e a filigrana portuguesa, é uma das peças mais marcantes da artista. É com ela que tem corrido mundo. “Gosto de levar o nome de Setúbal cada vez mais longe, onde quer que esteja a apresentar as minhas joias, levo comigo sempre o terço de Setúbal e apresento-o com orgulho, por ser a única cidade que tem uma joia especialmente personalizada em sua homenagem”, diz a criadora, de 44 anos. Outro artigo muito especial é o bouquet de escamas de peixe, pensado para dar destaque a tradições da cidade que se vão perdendo.

Especializada em luxury marketing, Zaida Piteira desenha e concebe terços, bouquets e joias que contam histórias.

 

São objetos de arte tão exclusivos que mais ninguém tem e que dizem muito a quem os usa. As noivas são as maiores aliadas e também as mais sortudas já que acompanham todo o processo criativo que se baseia num estudo pormenorizado da cliente. “Para que o resultado final seja um sucesso , a noiva preenche um formulário, onde responde a várias perguntas sobre a sua história de vida, os gostos, as cores do casamento, o local do copo de água e os elementos que gostaria de colocar no bouquet”, explica a designer. Só depois começam a ser feitos os esboços que vão dar origem à peça final.

Os pormenores são questões maiores para Zaida Piteira. A intenção é que as suas criações sejam como joias de família, carregadas de valor sentimental, que passam de geração em geração.

A criadora apresenta a nova coleção num desfile de joias este sábado, 20 de outubro, às 21H30, na Praça do Bocage, em Setúbal. No domingo (21), a partir das 16H00, as peças são expostas no Salão Nobre da Casa da Cultura. Quem sabe se decide eternizar a sua história numa peça ímpar?