parallax background

4 museus à borla

18th August 2018
Escolher peixe fresco
olhos nos olhos
17th August 2018
Cabo Espichel Featured
Enfrentar os medos no
Cabo Espichel
20th August 2018
 

Visitar museus sem gastar um tostão.

São palavrinhas mágicas, não são? Até rima e é verdade. Mesmo que seja um tio Patinhas, vai querer visitar estes quatro espaços culturais de Setúbal.

O saber não ocupa lugar e quando é à borla fica ainda mais leve. Escolhemos quatro espaços da cidade para que, nestes dias de calor, possa matar a sede de conhecimento sem ter de abrir os cordões à bolsa.

Arme-se em inspetor da Troika e fique com mais, gastando menos. Aliás, nada, zerinhos…

1. Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado
2. Casa d´Avenida
3. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
4. Galeria Municipal do 11

Duração:
  • 60%

Veja aqui o percurso
 

1. Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado

Avenida Luísa Todi, 468 - Casa da Baía

Abriu em junho deste ano e é inteiramente dedicado à comunidade de golfinhos residentes no estuário do Sado. Tem até um painel onde pode ouvi-los a falar! Além dos roazes, o espaço dá a conhecer outras espécies e o património natural único da região, como Tróia ou o Parque Marinho Luiz Saldanha.

 

2. Casa d´Avenida

Avenida Luísa Todi, 286-288

Esta galeria é como se fosse a casa de Maria João Frade, ex-professora, que investiu no projeto em 2011. Aqui tudo o que é cultura tem espaço. Em plena avenida Luísa Todi, tem as portas abertas a concertos, exposições, encontros literários. Na programação regular incluem-se atividades direcionadas para os mais novos. Referência para jovens artistas, conta também com um café recheado de revistas e jornais.

 

3. Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162

Aqui, entre o toc toc do velho soalho de madeira, encontra um dos mais ricos espólios de toda a região de Setúbal. O MAEDS abriu ao público em 1976 e tem coleções pré-históricas, romanas e pós-romanas, além de um imenso património etnográfico, que vai desde artefactos ligados à pesca a elementos da construção naval ou do artesanato urbano.

 

4. Galeria Municipal do 11

Avenida Luísa Todi, 5

Abriu ao público em março de 2013, com uma exposição de homenagem ao treinador setubalense José Mourinho. Instalada no antigo Quartel do Regimento da Infantaria 11, espaço que divide com a Escola de Hotelaria de Setúbal, alberga exposições temporárias de diversas temáticas. Quem nos abriu a porta foi o senhor Albano Almeida, exímio tocador de guitarra clássica, apaixonado pela cultura e teatro. Vá até lá. É de graça!