parallax background

Que nem pãezinhos quentes

13th February 2019
Vá com os miúdos ao teatro em Palmela
12th February 2019
Setúbal, meu amor
14th February 2019
 

São uma bomba, mas é impossível resistir-lhes. Os pãezinhos recheados dos restaurantes Cores e Sabores são tão deliciosos quanto calóricos e já se tornaram numa das maravilhas gastronómicas mais populares de Setúbal.


E como se um não bastasse, há três restaurantes na cidade a acenar-nos com estes tentadores pães acabados de fazer. Os proprietários são diferentes, mas todos da mesma família. Os espaços também têm algumas diferenças mas os três são especializados em pizzas, massas, saladas e, claro, nos pãezinhos que ganharam fama.

Feitos com a massa das pizzas, que é caseira e muito saborosa, estão entre um calzone e um pão com chouriço, no que ao aspeto diz respeito. Aqui o segredo está no recheio. Os ingredientes variam muito (há mais de 20 variedades na ementa) e vão desde frango, cogumelos, natas, queijo e fiambre, chouriço, ananás, bacon, tomate, pimentos, azeitonas, mozzarella e oregãos, camarão… ufa! Ah! E é um melhor do que o outro.

Publicidade
O Miguel – Posts s/caixa
 

Um dos mais populares é o de alho e queijo (não diga nada a ninguém, mas é também o nosso preferido). Todos são feitos na hora, com ingredientes frescos. Demoram 10/15 minutos a chegar à mesa e custam entre os três e os cinco euros.

Podem ser uma refeição só por si ou o arranque de algo mais substancial. São perfeitos para partilhar antes de uma das pizzas (que custam entre seis e 10 euros, conforme o tamanho) e acompanhar com uma salada (seis euros se for meia, 10, se escolher inteira). As massas e lasanhas variam entre os oito e os 10 euros.

 

Um negócio de família

O Cores e Sabores é um negócio da família Mendão que começou em 2002. Helena é cozinheira profissional e partilhou os segredos da cozinha italiana com os filhos, João, que trabalha ainda hoje na casa original, Marisa e Carla, que se lançaram nos seus próprios negócios.

O ambiente e a atenção no atendimento, informal mas cuidado, são comuns aos três espaços e um dos grandes fatores de atração. É que nós gostamos de comida boa, e esta é, mas servida com mimo!

O Cores e Sabores original está na avenida das Descobertas e encerra às terças-feiras.

Marisa Mendão abriu o Cores e Sabores 2 que está, desde dezembro, nas instalações da antiga Farmácia Isabel, na rua Batalha do Viso. O espaço tem uma decoração simples, numa escala de brancos e cinzas, e mantém o painel de azulejos da farmácia, num apontamento inesperado e original. Encerra à segunda-feira.

 

O Cores e Sabores 3, gerido por Carla Mendão, está na avenida Doutor António Rodrigues Manito. É o mais jovem, não estivesse em frente ao “Liceu” (Escola Secundária de Bocage). Tem uma convidativa esplanada e um dos pisos é usado para jantares e festas de aniversário, sobretudo de adolescentes. A decoração, em branco e rosa, é intimista e cosy. Encerra ao domingo.

Agora que já sabe, difícil vai ser escolher a qual dos três vai…