parallax background

Quer um presépio feito com um pedacinho da Arrábida?

18th December 2018
Segredo da Abelha Featured
Vá ao teatro com os miúdos
17th December 2018
Licor Laranja Setubal Featured
Este Licor de Laranja não se fazia desde os anos 80
19th December 2018
Publicidade
Vertigem MREC #2
 

É uma pedra única, exclusiva da Arrábida, com um tom rosa que lembra mármore.


A brecha da Arrábida é na realidade uma rocha de origem sedimentar, com fragmentos de diferentes cores, unidos por uma massa avermelhada que lhe confere a cor tão particular.

Está em vários monumentos nacionais como o Convento de Jesus, em Setúbal, ou o Palácio da Pena, em Sintra. Neste Natal pode também estar em sua casa, pelas mãos do artesão Joaquim Viegas, em forma de presépio.

Aos 73 anos, o mecânico reformado, natural de Sesimbra, transforma a brecha da Arrábida, uma pedra ornamental por excelência, em pequenas obras de arte. “Quanto mais pequenas, maior é o desafio”, conta, junto às peças que tem no Mercado de Natal, em Setúbal.

“Andávamos a apanhar pedras e conchas e dei por mim a admirar as formas”, recorda.

 

A paixão pelas rochas foi buscá-la aos tempos em que trabalhou nas pedreiras de Sesimbra, mas a matéria-prima daquela que viria a ser a sua arte descobriu-a, por acaso, num passeio com o neto na praia. “Andávamos a apanhar pedras e conchas e dei por mim a admirar as formas”, recorda. Pegou em algumas pedras, trabalhou-as e ofereceu-as a amigos e familiares. Correu bem e, desde 2011, passou a dedicar-se ao “artesanato made in Arrábida”.

Pela beleza que emana e por ser algo que provavelmente não se encontra em mais nenhum lugar do mundo, a brecha da Arrábida é a pedra de eleição de Joaquim Viegas. Os presépios são muito requisitados, sobretudo nesta altura do ano, mas o artesão também executa outras esculturas, além de bijuteria, como colares e pulseiras.

 

Faz peças a pedido e não diz que não a encomendas difíceis. É frequente encontrá-lo em feiras e mercados da região. Até 24 de dezembro está no Mercado de Natal, na Praça de Bocage, entre as 10H00 e as 19H00. Passe por lá, ainda vai a tempo de ter um presépio raro ou surpreender alguém com algo tão especial e poderoso.