parallax background

Seis festivais gastronómicos
que não pode perder

2nd April 2019
Panquecas Na Pas de Quois Featured
Paris na avenida
1st April 2019
Style Alegro Setubal Featured
Quer mudar de visual sem pagar nada?
3rd April 2019
 

Anote na agenda, ponha lembretes no telemóvel, avise os amigos e a família. Setúbal é terra de peixe e vêm aí seis festivais gastronómicos, palestras, showcooking e um conjunto de outras iniciativas que não nos deixam mentir.

Tudo tem sabor a mar e procura valorizar as atividades marítimas, promover a restauração e a gastronomia da região.

Da caldeirada ao carapau, das ostras ao salmonete, o programa Setúbal Terra de Peixe 2019, contempla um conjunto de iniciativas até ao final do ano. A ideia é do município de Setúbal e surgiu em 2015.

Agora que acaba de chegar ao fim a Semana do Choco não desanime… Vem aí uma mão cheia de outros eventos gastronómicos, com muito peixe e não só. Ora tome nota:

Publicidade
O Miguel – Posts s/caixa
 

1. Semana da Caldeirada

Entre os dias 27 de abril e 5 de maio, a festa é da caldeirada. A de Setúbal é a melhor e nós já lhe revelámos aqui alguns dos segredos que este prato tão típico encerra.

 

2. Semana do Mar e do Pescador

De 25 maio a 2 junho, chega a Semana do Mar e do Pescador com um conjunto de iniciativas das quais se destaca uma exposição de canas artísticas de Nuno Paulino, da Pedaços de Mar. “Pesca com Arte” vai estar patente no Parque Urbano de Albarquel.

No Dia do Pescador, a 31 de maio, os alunos das escolas do concelho vão participar numa visita à lota com simulação de leilões de pescado.

 

3. Festival do Carapau e da Sardinha

Mais para o fim do verão, entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, o carapau vai ser rei e a sardinha rainha. Os dois vão reinar nos pratos dos restaurantes da região.

 

4. Festival da Ostra

Há quem as adore. Há quem as odeie. Misteriosas e exuberantes, as ostras são as estrelas de mais um festival gastronómico que decorre em Setúbal, de 5 a 13 de outubro. Por falar nisso… já sabe que as Ostras sobre Rodas estão de volta?

 

5. Festival do Salmonete

E para terminar em grande, o salmonete, o ouro vermelho do Sado, está em destaque de 1 a 10 de novembro.


Além de contarem com a participação de dezenas de restaurantes que dão a provar pratos tradicionais e inovadores confecionados com pescado capturado na costa setubalense, as semanas gastronómicas incluem sessões de culinária ao vivo e degustações comentadas.

Mas isto não é só comer…. Também há blablabla e do bom! O Setúbal Terra de Peixe 2019 inclui o ciclo de palestras “Mar à Conversa”, a realizar entre 23 de maio e 18 de outubro, sempre às 14H30, na belíssima Casa da Baía.

 

A primeira sessão é dedicada à “Produção e crescimento da ostra em Setúbal” com o contributo do especialista Ricardo Salgado, atualmente a desenvolver o projeto de investigação OSTRAQUAL – Valorização e Promoção da Qualidade das Ostras de Aquacultura da Região do Sado e Mira.
A 11 de junho, são abordadas “Oportunidades de formação na área do mar em Setúbal” e, a 23 de junho, Natália Henriques, da ADREPES, fala sobre “Financiamento da Economia do Mar na Península de Setúbal através do DLBC Costeiro – ADREPES”.
O ciclo de palestras termina a 18 de outubro com a apresentação do projeto HAChoco, por Mafalda Guedes.

Para os mais pequenos, nas escolas do concelho, estão ainda a decorrer palestras com as mascotes “Zeca Faneca” e “Graça da Praça” a explicarem o circuito do peixe, desde a captura ao prato.

Se com isto tudo ainda tiver um espacinho livre na agenda, saiba que o Setúbal Terra de Peixe também marca presença no festival gastronómico Peixe em Lisboa, entre os dias 4 e 14 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, e mais à frente na edição deste ano da Feira de Sant’Iago, a decorrer de 20 de julho a 4 de agosto.

Não diga que não há nada para fazer. Olhe que pela boca morre o peixe!