parallax background

Setúbal, meu amor

14th February 2019
Cores e Sabores Setubal Paes Featured
Que nem pãezinhos quentes
13th February 2019
Casa Mãe
Aqui pode provar todos os doces e vinhos da região
16th February 2019
 

Há uma paixão intensa que nos consome, que nos prende a esta serra, nos amarra a este rio e nos enrola neste mar imenso. Setúbal é o nosso amor. E neste dia, que é dos namorados, temos de o declarar.


Somos eternos apaixonados pela cidade, mas, como diz a canção, as palavras custam a sair. Por isso, pedimos ao artista Renato Caria que nos ajudasse a fazer a mais bela das serenatas e a resolver este problema de expressão. O ilustrador que recriou, no ano passado, o beijo entre a Serra e o Sado, pinta-nos agora a Lenda da Moura Encantada.

É a história de amor entre um pescador de Setúbal e uma bela moura, cujos encontros eram feitos na Porta do Sol, perto do miradouro. Ao descobrir o romance, o pai da rapariga encantou-a, fazendo-a desaparecer até que acabasse a fome, a guerra e a inveja no mundo.

Publicidade
Vertigem MREC #2

“É a ilustração que fiz que mais pesquisa tem por trás”, confessa Renato Caria, de 27 anos.

Trabalhou três semanas nesta ode a um amor belo mas impossível. “Fui ao arquivo municipal, pesquisei em manuscritos de Arronches Junqueiro, consultei lendas na biblioteca, estive no museu etnográfico para perceber a localização exata da muralha em 1700”, descreve. O resultado é uma obra de arte emocionante, de cores quentes e linhas fluídas.

 

O trabalho de Renato Caria ganhou mais visibilidade depois de ter personificado o namoro entre a Arrábida e o Sado. Natural de Setúbal, licenciou-se em Arte e Multimédia. Deu aulas de Photoshop em Portugal, fez um estágio na Globo, no Brasil, e trabalhou como concept artist num estúdio de videojogos, na Suécia. Mas foi quando voltou à terra natal que tudo fez sentido. “Quando regressei, apercebi-me do que tínhamos e comecei a valorizar de outra forma”, conta.

 
 

“Quando fiz a imagem no ano passado era para mim, para representar o que tinha redescoberto em Setúbal”, explica. Mas a pintura tornou-se viral e, no âmbito do projeto “Setúbal Mais Bonita”, vai até ser pintada num prédio. “Abriu-me a porta a uma série de oportunidades”, garante o artista freelance, sem esconder a surpresa.


As duas imagens podem ser adquiridas, em vários formatos, no Centro de Impressões SouthSpirit Setúbal, na avenida Luísa Todi. São um elogio ao amor verdadeiro e genuíno.


Sem jeito para cartas elaboradas, sem voz para serenatas ao luar, é a arte que ganha a forma do mais nobre dos sentimentos, pincelada a pincelada.

Para ti, Setúbal, meu amor...