parallax background

Sentir Setúbal numa manhã de sábado

Setúbal Segunda Featured
Odeia a segunda-feira? Vai mudar de ideias
4th July 2018
Museu do Trabalho Featured
Museu do Trabalho entre os cinco melhores de 2018
5th July 2018
 

De manhã é que se começa o dia e aos sábados há sempre mais tempo para aproveitar.

Propomos-lhe um roteiro para uma manhã de sábado em Setúbal. Seja para apresentar a cidade a um amigo, para um passeio solitário ou para usufruir de tempo em família.

Desperte a alma sadina que há em si!

Itinerário:
1. Jardim do Bonfim
2. Adega dos Passarinhos
3. Botequim do Bocage
4. Mercado do Livramento
5. Largo José Afonso
6. O Pescador
7. Geladaria Valenciana

Duração:
  • 50%

Veja aqui o percurso
 

1. Jardim do Bonfim
“Pasmadinho” a olhar o verde

Comece o dia no jardim mais conhecido da cidade... São mais de 42.500 metros quadrados de espaço verde, com destaque para o lago dos patos e as réplicas gigantes dos “Pasmadinhos de Maria Pó”, peças de cerâmica de cores vibrantes inspiradas na memória e identidade setubalense.

 

2. Adega dos Passarinhos
Um copo e uma bifana

Foi nesta centenária taberna que muitos dos setubalenses beberam os primeiros copos. E, diga-se, sadino que é sadino já aqui apanhou uma bebedeira! Nesta tasca à antiga as bifanas são obrigatórias (e também bem regadas!) Conhecido como “Bird’s pub” tem um enorme pássaro pintado na parede exterior como se estivesse a aterrar sobre a porta.

 

3. Botequim do Bocage
Delícias com poesia

Siga sempre em frente até à praça de Bocage. Não há que enganar, vai dar de caras com o poeta bem lá no alto. Manuel Maria Barbosa du Bocage deu nome à praça e a esta pastelaria de fabrico próprio que abriu em 2005. Prove um dos deliciosos bolos enquanto lê um poema, vê uma fotografia ou descobre uma curiosidade sobre o maior poeta da cidade.

 

4. Mercado do Livramento
As melhores fotografias

Foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo pelo USA Today, que elegeu a sardinha como estrela mas não ficou indiferente aos azulejos (mais de cinco mil) que decoram o edifício. As manhãs de sábado são particularmente agitadas por aqui. O espaço merece uma visita pela história, pelos sabores e cores da região mas também pelas belas fotografias que vai conseguir fazer.

 

5. Largo José Afonso
Lembrar a História

Depois de ver tanta coisa boa, é normal que o apetite aperte… Siga para a zona poente da Avenida Luísa Todi. A meio pare para espreitar a empena sul do Auditório José Afonso, onde, em março de 2014, o artista Odeith pintou o “Rapaz dos Pássaros”, representação de uma fotografia do início do século XX, do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro.

 

6. Nova Taberna O Pescador
Saborear o genuíno

No número 7 da rua Plácido Stichini, encontra boa gente, boa comida e um ambiente genuíno. Para evitar esperas, chegue antes das 12H00 e não deixe de provar a massa de peixe.

 

7. Geladaria Valenciana
Memórias de infância

A manhã já acabou, mas não contamos a ninguém que fez batota. É por uma boa causa! No Largo da Misericórdia está, desde 1938, a famosa Valenciana. Sente-se e peça um delicioso Esparguete Gelado ou peça dois ou três sabores para levar.