parallax background

Um largo com dois nomes e tantas histórias

4th October 2018
Festival Ostras Setubal Featured
É um festival…
de ostras
3rd October 2018
Yoga Featured
Inspire… Expire
5th October 2018
 

É e será sempre o antigo Largo da Ribeira Velha, embora seja, desde 1911, Largo Dr. Francisco Soveral, benemérito da cidade.

Este é um lugar cheio de história e que tem ganho um dinamismo vibrante.

Nesta pequena praça já esteve instalado o centro administrativo local e o mercado do peixe, até ao século XVI. O pelourinho da vila também foi aqui fixado até 1774.

Uma majestosa árvore marca o centro.

 

As enormes ramificações fazem sombra à zona envolvente rodeada de lojas e restaurantes, com ar cuidado e qualidade a condizer. Ainda esta semana o novíssimo Mar ao Largo aqui atracou com uma ementa que promete ser terra firme para muitos marinheiros.

Esta árvore é de tal modo acarinhada que em redor dela foi instalado um pequeno palco onde acontecem inúmeros eventos. Há sardinhadas, churrascos, magustos… organizados pelos comerciantes locais, mas também animação noturna, concertos e outros espetáculos dinamizados pelo município de Setúbal.

Em pleno largo vive “A Menina da Cadeira”, uma escultura da autoria de João Duarte. E ao passar o Postigo da Ribeira, aberto na muralha medieval em direção à avenida Luísa Todi, está outra das gordas do artista, “A Menina da Mala”.