parallax background

Um trio perfeito

27th August 2018
Choco Frito Featured
Dérbi
do choco frito
25th August 2018
Vindimas Featured
Três momentos únicos da Festa das Vindimas
29th August 2018
 

Da azulejaria ao moscatel há um percurso que não pode perder. O Inspire preparou um roteiro de apenas três locais mas mil pormenores, todos genuínos.

Detalhes de um saber fazer que passam de mãos mas não perdem o sentido. Conheça a produção artesanal dos Azulejos de Azeitão com uma visita, gratuita, à fábrica. Descubra pelo paladar porque é que o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima já foi considerado o melhor do mundo. Termine o dia em Palmela com uma vista única.
Tão simples. Tão perfeito.

1. Azulejos de Azeitão
2. Adega Venâncio da Costa Lima
3. Miradouro do Castelo

Duração:
  • 70%

Veja aqui o percurso
 

1. AZULEJOS DE AZEITÃO
Arte manual

Rua dos Trabalhadores da Empresa Setubalense, 15
Vila Fresca de Azeitão
212 180 013

Junto à Quinta da Bacalhoa, em Azeitão, há uma fábrica de azulejos que mantém o processo artesanal, do fabrico à pintura, tal como se fazia entre os séculos XV e XIX.O espaço, com 14 anos de existência, está aberto para visitas, gratuitas, de segunda a sábado, das 09H00 às 18H00, e aos domingos e feriados, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.
Até agora o maior projeto foi a fachada da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Libreville, no Gabão, com 12 mil peças. Demorou dois anos a estar pronta. Os azulejos são feitos um a um, num ambiente harmonioso, de grande tranquilidade e cores equilibradas. Há sempre um artista disponível para falar do processo e pode até pintar o seu próprio azulejo. Já pensou onde o vai colocar?

 

2. ADEGA VENÂNCIO DA COSTA LIMA
Tradição em estado líquido

Rua Venâncio da Costa Lima, 139
Quinta do Anjo
212 888 020

É uma das adegas mais antigas da região de Palmela, com início de actividade em 1914. Este negócio de família vai já na quarta geração. Aqui produzem-se vinhos de mesa e certificados, além de Moscatel de Setúbal.
Aliás o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima 2013 foi considerado o melhor moscatel na 17ª edição do concurso francês "Muscats du Monde", em 2017, tendo obtido a classificação máxima entre os 214 moscatéis de 25 países.
Aproveite e leve o melhor do mundo para casa. Nem todos se podem gabar disso!

 

3. MIRADOURO DO CASTELO
Sintonia de tons

Miradouro do Castelo/Casa do Castelo
Palmela
21 233 3146

Para um fim de tarde perfeito, levamo-lo até ao Miradouro do Castelo. Aprecie um momento de tranquilidade e observe a harmonia dos tons do Castelo de Palmela, da Serra de São Luís, da Arrábida e do Sado. Estão ou não estão em sintonia?
Se o tempo não estiver de feição, abrigue-se na Casa do Castelo, a convite dos proprietários Miriam e Alexandre Coelho, e saboreie uma das melhores esplanadas da região.