Vamos Bocagear?

15th September 2018
Licor Arrabidine Lima Fortuna Featured
Segredos Lima Fortuna
14th September 2018
Perola da Mourisca Featured
Pérola da Mourisca Joalharia gastronómica
17th September 2018
Publicidade
Vertigem MREC #1
 

O verbo não existe mas bem podia integrar o dicionário sadino tal é a relação de intimidade entre Setúbal e o seu poeta.


E não há recanto que não lhe preste homenagem. Até as pedras da calçada. Não acredita? Então aproveite o feriado da cidade (15 de setembro) para bocagear.

Passeie na praça do Bocage, o local mais icónico. Outrora Praça do Sapal, ganhou nova cara quando o rei D. João II ordenou a sua remodelação. Em 1871 recebeu a estátua do poeta, feita com doações angariadas no Brasil e em Setúbal por iniciativa do escritor romântico António Feliciano de Castilho.

 
 

Aproveite para beber um café do lote Bocage, comercializado pela Nicola e experimente o novíssimo pastel com o nome do poeta. É feito de laranja e chocolate e pode ser comprado na Casa da Baía por 1.20€. Pegue num ou nuns quantos e leve-os até ao Jardim do Bonfim para os saborear cara a cara com o Pasmadinho Bocage.

 

Não deixe de visitar a Casa Bocage que tem uma programação especial para este dia. Pelo caminho procure as pedras da calçada com a caricatura do Elmano Sadino, pseudónimo que adotou quando, em 1790, aderiu à Nova Arcádia.

No final do dia, relaxe no Botequim do Bocage, de que já lhe falámos aqui. Leia um poema entre duas dentadas a um dos bolos de fabrico próprio.

Este, mais do que outro, é o mês de Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage. Nasceu a 15 de setembro de 1765. Passaram precisamente 254 anos mas o poeta, rebelde e genial, está vivo e encontra-nos a cada canto.