parallax background

Vem aí a Festa do Teatro com 40 atividades

20th August 2019
Veja lá bem onde põe os pés
19th August 2019
O segredo está na respiração
20th August 2019
 

Há espetáculos de companhias nacionais e internacionais, concertos, conversas, exposições e até um seminário intensivo. São 40 as atividades que integram o programa do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXI Festa do Teatro que arranca já esta quinta-feira, 22 de agosto, e se prolonga até 1 de setembro.


A cidade de Setúbal vai transpirar teatro por todos os poros. Ele vai estar em cada canto dos diferentes espaços e equipamentos públicos que recebem eventos ao longo dos 11 dias de festival.

A celebrar 21 anos de existência, o FITS, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, assinala este ano a maioridade. E de que maneira. O programa é vasto e diversificado. Está tudo aqui explicadinho.

Publicidade
Vertigem MREC #3
 

Nesta edição, o certame volta a estar dividido em duas secções: a Oficial e a Mais Festa com 15 espetáculos cada uma. Depois, há dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop intensivo sobre expressão dramática dirigido por Ricardo Gaete, da Escenafísica, e que decorre, de 21 a 24, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Na Secção Mais Festa, que recebeu 44 candidaturas de companhias de Portugal, Brasil, Espanha, República Checa, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e França, há oito espetáculos a concurso e sete extraconcurso.

Além de companhias de teatro nacionais, marcam presença nesta vigésima primeira edição da iniciativa oito companhias estrangeiras provenientes do Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.

 
 

O anfitrião Teatro Estúdio Fontenova estreia, no dia 26, às 22H00, no exterior da Casa da Cultura, a última parte da performance/instalação “Lugar de Túbal”, que começou a ser construída na edição de 2018.


“El Éxtasis de los Insaciables” é a produção que os espanhóis Réplika Teatro trazem a cena a 30, às 22H00, no Fórum Municipal Luísa Todi.


Quanto às companhias brasileiras, que estão em destaque, o Grupo Manuí apresenta, a 23, “Nhanderuvuçu, o Menino Trovão”, um espetáculo sobre a criação do mundo inspirada na visão dos índios Guarania, enquanto a Companhia Músico-Teatral Letras de Rosa apresenta “A terceira margem do rio: a de dentro”, no dia 27. Ambos têm início às 19H00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

 

Já o Núcleo Experimental em Movimento vai subir ao palco, a 30, às 17H00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com o espetáculo “O Lá – Sobre viver em quadrados” e a companhia Rosas Periféricas, duas horas depois, no mesmo local, com “Labirinto Selvático”.


No dia seguinte, 31, às 22H00, os chilenos Escenafisica apresentam “La Metamorfosis”, no ginásio da Sebastião da Gama.


De França chega a Companhia Bivouac, para apresentar, a 24, às 22H00, no pátio da Escola Sebastião da Gama, a produção “Le Rêve d’Erica”, e da República Checa vêm os Nothing is a Problem Here com “Roca de Fiar”, em cena no auditório da Sebastião da Gama, a 29, às 19H00.

 
 

A Festa do Teatro continua a abrir as portas aos jovens criadores e a novos projetos teatrais com a Secção Off Mais Festa. Os bilhetes não têm um custo definido. Aqui os artistas intervenientes recebem a chapéu uma contribuição solidária dos espectadores.

Na Secção Oficial os bilhetes normais são vendidos a oito euros cada, havendo descontos para os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos que pagam apenas seis.

Se quiser aproveitar todos os espetáculos ao melhor preço apresse-se e opte pelo passe geral a 50€, mas atenção que só pode adquiri-lo até à inauguração, marcada para 22 de agosto.

 

Os restantes eventos são de entrada gratuita e valem muito a pena.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

Deixe-se de cenas e trate já de guardar lugar na primeira fila! Que se abram as cortinas!

Imagens cedidas pelo Município de Setúbal