parallax background

Virgílio Domingues: exposição gratuita na Galeria Municipal

12th August 2019
Comer bem a dois passos do mar
9th August 2019
Quando a Arrábida nos dá aquele Smile
13th August 2019
 

Este artigo é um convite cultural e ao mesmo tempo um lembrete para que não se esqueça de visitar a exposição “Virgílio Domingues - Desenhos” gratuitamente.


Se ainda não teve oportunidade para ir até à Galeria Municipal do Banco de Portugal, marque já na agenda porque não vai mesmo querer perder!

Patente desde o início ano no primeiro piso da galeria municipal, a mostra é composta por desenhos, esboços e estudos de esculturas, numa demonstração da evolução artística de Virgílio Domingues ao longo das décadas de 60, 70 e 80, e pode ser visitada até ao final do próximo mês de setembro.

Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Para os amantes de arte, este pode ser um bom programa para realizar em família ao fim de semana, num momento só para si ou numa escapadela a dois. Os esboços e desenhos que podemos encontrar na exposição são de linhas e traços finos e suaves mas precisos e esclarecedores. Desde as fortes evocações à liberdade aos novos contornos sociais que vivemos depois do 25 de abril de 1974.

O autor, Virgílio Domingues, licenciado em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, foi, durante vários anos, membro da direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

 

Na cidade de Setúbal, a obra de Virgílio está representada em vários locais. Para além da própria Galeria Municipal do Banco de Portugal, com a exposição da escultura “Antimonumentos”, que doou por protocolo ao município, em 2009, é co-autor do tão conhecido monumento da Praça de Portugal que evoca as nacionalizações.

 

No ano passado, Virgílio Domingues, representado em inúmeras coleções privadas e institucionais em Portugal e também no estrangeiro, foi homenageado pelo município setubalense com a Medalha de Honra da Cidade.

De que está à espera? Já tomou nota? Para ver ou rever, a mostra pode ser visitada até ao dia 29 de setembro, de terça a sexta-feira das 11H00 às 14H00 e das 15H00 às 18H00, aos sábados entre as 10H00 e as 13H00 e entre as 14H00 e as 18H00 e aos domingos das 14H00 às 18H00.

Artigo escrito por Inspire Culture Lover