parallax background

A arte de aviar bifanas

16th August 2018
Crocantino Featured
Crocantino, meu amor
14th August 2018
Escolher peixe fresco
olhos nos olhos
17th August 2018
 

Parece que não há nada mais simples do que colocar uma febra de porco dentro de um pão, mas alto e pára o baile que esta arte da culinária nacional tem que se lhe diga.

Do mais português que há, as bifanas são uma delícia e têm requisitos.

Há que ter a bela da bacia, tipicamente de plástico, para amontoar os pedacinhos de carne e os deixar a marinar em vinho branco e dentes de alho. Depois há a frigideira, de preferência experiente nestas vidas, para encher de óleo ou margarina. E, por último, mas não menos importante, há que saber onde está o melhor pão das redondezas, se for cozido em forno de lenha melhor. Mostarda e molho picante são extras muito bem vindos.

A melhor bifana espera por nós onde menos esperamos por ela. Da tasca ao bar, da roulotte ao café da esquina. Não há que dizer que não sem lhe espetar o dente. E que seja de carne tenra, ligeiro paladar a alho, picante qb e aquela carcaça fofa mas crocante. Sim, não vamos em cantigas, bifana que é bifana casa com papo-seco.

Em Portugal, fazem-se bifanas aos milhares a cada hora que passa e com uma rapidez impressionante. É vê-las saltar do lume para o pão em menos de nada. Sempre a aviar! Arte rápida esta. É para comer a andar e talvez seja por isso que tem os sabores bem aprumados.

É certo que as de Vendas Novas ganharam fama, mas há bifanas sadinas que nos enchem as medidas. Deixamos-lhe três sugestões. Na dúvida, vá a todas e conte-nos como foi.

Sugestões:
1. Adega dos Passarinhos
2. Casa das Bifanas
(de Ramiro e Celisa)
3. Casa das Bifanas
(Brejos de Azeitão)
 

1. A tradicional
Adega dos Passarinhos

Rua Tenente Valadim, 17, Setúbal

Casa de tradição, bem no centro da cidade. Conheça aqui o nosso roteiro para uma manhã de sábado que passa por esta casa típica.

 

2. A apurada
Casa das Bifanas
(de Ramiro e Celisa)

Av. Luísa Todi, 163, Setúbal

Situada dentro do Mercado do Livramento. É impossível ficar indiferente ao aroma do tempero da carne que invade o espaço e convida a provar.

 

3. A especial
Casa das Bifanas

Rua de Lisboa, 359, Brejos de Azeitão

Aqui a bifana leva ovo, bacon e queijo. Acompanha com batatas fritas onduladas.