parallax background

Artes de rua invadem Palmela no fim de semana

24th July 2019
Open call para o Festival Música à Mostra
22nd July 2019
Para todas as sextas de agosto… há Noites da Baía
26th July 2019
Publicidade
Vertigem MREC #1
 

Entre 26 e 28 de julho, as artes de rua preenchem as ruas de Palmela que, entre espetáculos de teatro, performance, dança e de circo contemporâneo para públicos de todas as idades, já se preparam receber o festival microFIAR.


Este ano, é apresentado um formato mais pequeno que o habitual FIAR mas o festival microFIAR promete estar à altura do desafio a que se propôs para este último fim de semana do mês de julho.

A decorrer em Palmela, vai desvendar o work in progress das produções em residência, que integra coproduções e espetáculos de criadores cúmplices do projeto mas também de artistas que começam este ano a sua relação com o FIAR, Centro de Artes de Rua e com a comunidade de Palmela.

O festival abre pelas 19H30 de dia 26, com a apresentação documental de “Vinha e Fé - vindima tradicional, um processo”, de Alexandre Nobre, na Adega da Casa de Atalaia.

 

Sendo uma aposta na “ideia de território humano vivo e da arte como processo”, o festival mostra assim a atividade desenvolvida durante um ano, “de percursos entre a ação e a emoção, entre a tradição e a contemporaneidade, que resulta depois em espetáculos vibrantes, conceptualmente pensados para cumprir um propósito de décadas: abrir o caminho para a Odisseia nas ruas de Palmela”.

 
Fotografias cedidas por Festival microFIAR
 

O FIAR, que começou em 1999 em Palmela, foi o primeiro festival de artes de rua no nosso país depois da Expo’98. No ano seguinte, foi criada a associação cultural com o mesmo nome para garantir a realização do certame.


Hoje, o FIAR, Centro de Artes de Rua é uma estrutura profissional de programação, criação, formação e promoção que trabalha constantemente no campo das artes no espaço público, financiada pelo Governo Português - Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Palmela.


Sob o lema “de partida para a aventura, de regresso à emoção”, a edição deste ano vai encher as ruas da vila de Palmela com uma programação diversificada e todos estão convidados para participar e ficar a conhecer o que o microFIAR tem para oferecer, abrindo já caminho para a edição do próximo ano - FIAR 2020.

 

No que diz respeito às entradas, a bilheteira no Cineteatro São João funciona de segunda a sexta-feira entre as 09H30 e as 11H45 e no período da tarde entre as 14H15 e as 16H15. Nos dias do festival, o horário da bilheteira será prolongado. O passe diário para o festival tem o valor de 10€ e o passe festival custa 15€. As crianças entre os 3 e os 12 anos têm 50 por cento de desconto. No dia da abertura, 26, a entrada é gratuita. O passe dá acesso a todos os espectáculos mediante lotação dos espaços.

Consulta toda a programação detalhada aqui.

 
Artigo escrito por Inspire Culture Lover