parallax background

Cheira a mar,
cheira a Setúbal

16th September 2019
Lena d’Água dá concerto exclusivíssimo em Tróia
13th September 2019
Vamos remar Sado abaixo
17th September 2019
 

A Semana do Mar de Setúbal está de volta. A celebrar na frente ribeirinha a forte relação entre a cidade e o rio Sado, o programa da edição deste ano conta com várias actividades para a população. Há visitas a navios, música, street food, fogo de artifício e muito amor ao mar e à cidade de Setúbal.


Desde os mais velhos aos mais novos, para todos se torna mágico ver tão perto os emblemáticos veleiros e imaginar todas as milhas percorridas por aqueles homens no mar.

Durante o dia, o Porto de Setúbal enche-se de crianças que, com as escolas, visitam as embarcações e participam nas diversas actividades, enquanto à noite é tempo de realizar um passeio na zona ribeirinha, que já começa a fazer parte dos hábitos das famílias setubalenses nesta altura do ano, até ser hora de assistir ao tão esperado momento do fogo de artifício.

 

Entre os dias 19 e 29 deste mês, no âmbito da Semana do Mar 2019, poderá assim visitar o veleiro Fryderyk Chopin, a caravela Vera Cruz, o navio Pogoria e o Galeão Andalucia. Este ano, por se encontrar em reparações, o navio-escola Sagres não atraca em Setúbal. As visitas do público em geral aos veleiros emblemáticos realizam-se a 26, entre as 20H30 e as 23H00, ao Fryderyk Chopin e à caravela Vera Cruz, no dia 27, das 10H00 às 23H00, ao Fryderyk Chopin, ao Galeão Andalucia e à Vera Cruz, e a 28, no mesmo horário, juntam-se a estas embarcações o navio Pogoria.

A acompanhar a estadia destas embarcações no Cais 2 do Porto de Setúbal está a iniciativa “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, com animação musical e petiscos variados para ouvir e provar entre os dias 26 e 28, das 17H00 às 24H00.

 

Entre as novidades na edição deste ano está a presença do Vaivém Oceanário, um projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa. Aberto para visitas de grupos escolares e do público em geral entre os dias 23 e 28, entre as 10H00 e as 18H00 e a 29 na parte da manhã.

Do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pela APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, pela Aporvela e pela Marinha Portuguesa, fazem ainda parte palestras, actividades desportivas, baptismos de mar, passeios em embarcações tradicionais, street food e um espetáculo de fogo de artifício, sem esquecer duas conferências, uma sobre lixo marinho e microplásticos, nos dias 19, 20 e 21, na Casa da Baía, e outra com especial enfoque nas comemorações do quinto centenário da primeira circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, a partir das 09h00 do dia 26, no Fórum Municipal Luísa Todi.


Há ainda uma acção de monitorização e limpeza na praia de Albarquel, a 21, entre as 09h00 e as 13h00, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias.


Nesta Semana do Mar, não são esquecidas as actividades desportivas. A 21, acontece a Travessia do Sado a Nado, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Marina de Troia, a partir das 14H00. No mesmo dia, às 15H30, realiza-se a regata “Formula Windsurfing”, a contar para o Campeonato Regional Windsurf Formula Foil. A Regata Cruzeiro Lisboa-Setúbal realiza-se nos dias 27, 28 e 29.

Publicidade
Vertigem MREC #1
 

A 24, às 10H00, realiza-se o encontro educativo “Há + Mar”, no âmbito do projeto Escola Azul, no Fórum Municipal Luísa Todi, e uma visita ao Convento de São Paulo, com inscrições através do endereço de correio eletrónico alferrara@amrs.pt.

A actuação da Banda da Armada está marcada para dia 25, às 21H30, no Fórum Municipal Luísa Todi. Para este espectáculo da Semana do Mar Setúbal 2019, os convites, no máximo de dois por pessoa, podem ser levantados previamente na bilheteira do fórum. No dia 28, pelas 15H00, realiza-se o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, no edifício da Docapesca.

Apresentado o programa, fica o convite a participar nesta Semana do Mar, que ano após ano continua a celebrar a ligação entre a cidade e o rio e a promover as actividades relacionadas com a nossa “economia azul”, tendo sempre presente o objectivo de sensibilizar a população para a importância da preservação dos recursos marítimos.

 
Artigo escrito por Inspire Culture Lover