parallax background

Há carapau e sardinha

21st August 2019
O segredo está na respiração
20th August 2019
Vêm aí três dias de festa na Mourisca
22nd August 2019
 

No verão, as grelhas ora viram carapaus, ora viram sardinhas. São os peixes da época e Setúbal presta-lhes homenagem com uma semana gastronómica de pingar no pão.


De 24 de agosto a 1 de setembro, 64 restaurantes vão ter estas duas delícias em destaque nas ementas.

Quem é que se consegue decidir entre sardines au carbon e um carapau coração de manteiga? A escolha não é fácil. Está visto. Por nós podemos andar a semana inteira a carapau, chicarro, que é o senhor carapau, e sardinha que não nos queixamos.

Publicidade
Vertigem MREC #3
 

São tradicionais, saudáveis e saborosos. Pode encontrar estes peixes, tão portugueses, simples, no carvão, ou em pratos mais elaborados. Mais pode até dedicar-se à culinária porque vai haver uma aula gratuita.


Marca o arranque da Semana do Carapau e da Sardinha, a 24 de agosto, sábado, às 10H00, na Casa da Baía, e é da responsabilidade da chef Isabel Fonseca.


No último dia (1 de setembro), a chef regressa à Casa da Baía para uma degustação comentada, a partir das 18H00. Para participar em ambas as iniciativas só tem de se inscrever diretamente na Casa da Baía, na avenida Luísa Todi, através do telefone 265 545 010 ou pelo email gape@mun-setubal.pt. Para a aula de culinária as marcações podem ser feitas até dia 22, para a degustação até 29.

 
 

Vai conhecer formas de cozinhar o carapau e a sardinha que jamais imaginou. Eles são muito nossos, fazem parte do cardápio português desde sempre, mas não têm de ser sempre a mesma coisa, pois não?

Nunca mais vai olhá-los da mesma forma! Mas prepare-se porque a ideia da Câmara de Setúbal, que dinamiza esta semana de carapaus e sardinhas, em parceria com a Docapesca e com o apoio da Makro, é promover os produtos da região e a restauração local e logo, logo chegam outros eventos semelhantes. As ostras e os salmonetes já estão na grelha e saem em outubro e novembro, respetivamente.

Até lá, e enquanto é tempo, viremos ora carapaus, ora sardinhas!...