parallax background

Nesta corrida o abastecimento é com Moscatel

14th November 2019
Consegue ouvir o Som da Tinta?
13th November 2019
Quando o bitoque é de choco
15th November 2019
Publicidade
Vertigem MREC #3
 

É uma prova de atletismo com 12.5 km, entre Setúbal e Palmela, mas além de abastecimentos de água, durante o percurso há também um abastecimento de Moscatel da região. As inscrições já estão abertas!


As bebidas alcóolicas andam, habitualmente, de costas voltadas com as provas desportivas, ainda mais com as de cariz competitivo, como é o caso. Mas o Moscatel de Setúbal conquistou um estatuto especial no XIV Grande Prémio da Arrábida que se realiza a 24 de novembro.

É que o Moscatel da região vai ser servido num dos abastecimentos da prova que arranca às 10H00 do Jardim de Vanicelos, em Setúbal. O primeiro abastecimento, ao quilómetro quatro, e o segundo, ao oito, são feitos com água. A surpresa chega quase na reta final ao quilómetro nove!

Além de o poder beber pelo caminho, também o pode levar para casa. É que o valor da inscrição na prova geral inclui uma garrafa de Moscatel, além de uma t-shirt técnica.

 

A competição, organizada pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, com a parceria de diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Setúbal, é aberta a atletas maiores de idade, masculinos e femininos, federados ou não, dos escalões de juniores, seniores e veteranos.

 
 

O percurso, com passagem pelos bairros do Liceu e das Amoreiras e regresso a Setúbal pela Baixa de Palmela, termina também no Jardim de Vanicelos. Divide-se entre alcatrão e terra batida e conta com cerca de dois quilómetros de subida, sendo o restante em descida ou plano.


Para a tornar ainda mais desafiante, a organização introduziu na prova uma particularidade técnica. Assim, o primeiro quilómetro tem de ser percorrido “em pelotão”, havendo “duas lebres” na frente, a ritmo de treino, e que não podem ser ultrapassadas. Quem o fizer será desclassificado. Só quando as “lebres” se afastam é que cada um pode seguir ao seu ritmo.


O Grande Prémio da Arrábida conta ainda com uma prova aberta, não classificativa, para maiores de seis anos, com uma distância de 7000 metros. Esta tem apenas um abastecimento líquido e não é de Moscatel! Oooohh!

As inscrições estão abertas até segunda-feira, dia 18. Para a prova geral têm um valor de 17€ e podem ser feitas aqui. Para percorrer os 7000 metros, cujo custo é de 12€, os interessados devem enviar um email para lebresdosado.inscricoes@gmail.com.

Até parece que estamos a ouvir aquela vozinha simpática de bomba de gasolina:
“Pode abastecer: Moscatel de Setúbal!”

Fotografias de Ana Cristina Gonçalves e Paulo JP Santos