parallax background

Provar tortas… a direito

1st August 2018
Esplanadas Featured
As 5 melhores esplanadas da região
30th July 2018
Galapinhos Featured
Mergulhar na
melhor das praias
3rd August 2018
Publicidade
Vertigem MREC #2
 

Doces e fofas, as tortas de Azeitão são um clássico.


Não fossem as exatas 229 calorias por unidade e a vida era bem mais fácil! Mas, já que é para provar tortas... a direito, deixemos as dietas de parte e os remorsos também. Há sabores que são incontornáveis e na região este é um deles.

Procuramos sempre algo único e genuíno e em Azeitão temos uma oportunidade de o experimentar. É que o local onde as tortas se transformaram em doce regional, no início do século XX, ainda funciona e mantém o método inicial.

A receita é originária da vila de Fronteira, no Alentejo, e terá sido trazida para Azeitão por um familiar de Manuel Rodrigues, conhecido como “o Cego”, que tinha uma hospedaria. A mulher e a filha, que já faziam os famosos “Esses”, começaram a vender as tortas.

Primeiro fizeram uma torta grande que comercializavam à fatia e mais tarde optaram pelas individuais.

 

É assim que ainda agora são feitas e vendidas na pastelaria exatamente no mesmo local, na rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão. Um lugar familiar e acolhedor, onde o cheiro das especiarias se mistura com um aroma a doce. Os alentejanos devem estar cheios de inveja!

As tortas ganharam fama de tal forma que hoje são fabricadas em muitas casas. Foram até reinventadas por chefs de vários espaços do país. Como o A-mar Setúbal (na avenida Luísa Todi) que as homenageou com uma sobremesa servida com gelado de canela e doce de ovos.

Diz quem sabe que só as da pastelaria “O Cego” guardam o segredo original.

Vamos tirar as teimas? Toca a provar tortas a eito. Quando encontrar a melhor de todas, não se esqueça de nos avisar!