parallax background

Salmonete à vista

31st October 2019
Let’s Dance!
30th October 2019
Quem plantou os “Jardins Efémeros”?
2nd November 2019
 

Afiem-se os paladares, vem aí a Semana do Salmonete! De 1 a 10 de novembro os pratos de mais de 40 restaurantes de Setúbal vão brilhar com um dos mais aclamados peixes do Sado.


Chamam-lhe ouro vermelho e não é por acaso. Este peixe, pequeno e saboroso, ganha uma bela cor depois de cozinhado. É pequeno e macio, embora de textura firme e tem um sabor requintado e intenso que o diferencia dos demais.

Faz parte da tradição setubalense e vem já do tempo dos romanos. Por isso, estes 10 dias de sabor a salmonete são mais do que merecidos.

Publicidade
Vertigem MREC #2
 

Há quem não lhe resista quando é cozinhado com o molho de fígado, há quem o venere simplesmente assado. Mas prepare-se porque a imaginação dos chefs desta cidade anda à solta e o salmonete vai aparecer nas ementas preparado de várias formas e feitios.


E mais do que saborear, com a ajuda de Paulo Rocha, do restaurante Sangue na Guelra, vai poder descobrir todos os encantos e a versatilidade deste peixe. É que para encerrar o festival, a organização, a cargo da autarquia setubalense, preparou uma degustação comentada na Casa da Baía. Esta atividade é gratuita, mas requer inscrição até ao dia 7 de novembro para gape@mun-setubal.pt.

Dizem que o salmonete pescado no Sado é o melhor do mundo. Vamos poder prová-lo durante 10 dias. Só para termos a certeza!