parallax background

Silêncio que se vai cantar o fado!

25th October 2019
Três dias de música erudita no Fórum Luísa Todi
22nd October 2019
Vidas do mar homenageadas na Galeria do 11
28th October 2019
 

Vem aí o XI Concurso de Fado de Setúbal e a primeira gala é já este sábado, na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado.


A competição é de âmbito nacional e conta com duas semifinais e uma final. A dar tudo vão estar fadistas 12 fadistas, com idades entre os 16 e os 64 anos.

O concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, quer levar mais longe novos cantores deste género musical tão português.

Os candidatos são acompanhados por Flávio Cardoso, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.

 

Este sábado, na primeira eliminatória, que começa às 21H00, vão ser avaliadas as vozes de Bruna Duarte, Catarina Dionísio e Sara Coito, de Lisboa, Mariana Gonçalves, de Queluz, além de Pedro Conceição e José Ferreira, de Setúbal.

Publicidade
Vertigem MREC #3
 

A noite reserva ainda a atuação de Ramiro Costa, como artista convidado. Pode marcar o seu lugar nesta semifinal através do número 966 863 117.

O concurso continua a 2 de novembro, altura em que no Grupo Desportivo Independente, prestam provas Joana Carvalhas, de Corroios, Maria Passarinho e Tiago Conceição, de Fernão Ferro, Raul Fernandes, de Costa de Caparica, Raquel Faria, vinda de Palmela, e Rita Pereira, de Setúbal.


Esta gala é apadrinhada pela “Embaixadora de Setúbal”, a fadista Inês Duarte, que é convidada especial. As reservas para a segunda semifinal podem ser feitas através do número de telefone 265 711 039.

 

A finalíssima, que terá as atuações dos seis finalistas apurados nas galas anteriores, está marcada para 9 de novembro, na sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense. Teresa Tapadas é a artista convidada e pode, desde já, reservar lugar através do contacto 927 562 353.


Os vencedores têm direito a prémios monetários, e o primeiro classificado irá ainda atuar na Feira de Sant’Iago 2020. Os prémios são atribuídos por um júri composto por três elementos designados pela organização, mas o público também tem uma palavra a dizer. Por isso, o fadista que for o eleito pela plateia, além de ganhar uma quantia monetária, será também convidado para subir ao palco da Feira de Sant’Iago no próximo ano.


O fado dos concorrentes ainda não é conhecido, mas uma coisa é certa: três serões bem passados, com uma dúzia de novas vozes estão garantidos, a 26 de outubro e a 2 e 9 de novembro.

E agora, meus senhores, silêncio que se vai cantar o fado!