parallax background

Três momentos únicos da Festa das Vindimas

29th August 2018
Azulejos Featured
Um trio perfeito
27th August 2018
Joao Palhoca Featured
Entrevista
João Palhoça
O vinho como ele é
29th August 2018
 

É muita parra e muita uva! Falamos da Festa das Vindimas de Palmela, que acontece entre 29 de agosto e 4 de setembro.

Sabe a moscatel, a bom vinho, mas é muito mais do que um momento para rever amigos de copo na mão (o que só por si já era uma boa desculpa para ir até lá).

A primeira vez que se fez foi em 1963, com o objetivo de atrair turistas, agradecer os resultados da colheita e pedir bençãos para as vinhas. Hoje, na 56ª edição, com mais de 300 mil visitantes, continua a ter os mesmos três momentos principais que a distinguem de todas as outras.

 

1. Eleição da Rainha

A festa não tem início sem que seja escolhida a sua rainha. A Gala de Eleição é feita com toda a pompa e circunstância, no Cine-teatro São João, quarta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 21H30. “Rainha coroada, festa começada”, diz-se em Palmela.

É a eleita que faz o corte simbólico do primeiro cacho de uvas, na cerimónia de inauguração,que este ano acontece a 30 de agosto, a partir das 19H30, e convida toda a população para o convívio.



2. Pisa da uva e bênção do primeiro mosto

É a essência da festa. Um momento carregado de simbolismo e de tradição. Os cestos, cheios de uvas, são despejados numa lagariça, perto da Igreja de S. Pedro. A uva é pisada e dá origem ao primeiro mosto. Em barris, que ainda serão os originais, o mosto leva-se à Igreja onde é benzido. Depois, dá origem a vinho que será distribuído pelas paróquias usado em todas as eucaristias.

Vale a pena assistir e quem sabe até participar! Aproveite para provar o mosto.



3. Cortejo das Vindimas

As casas agrícolas preparam carros alegóricos para o ponto alto do festejos. O Cortejo das Vindimas percorre as ruas numa homenagem a quem todo o ano trabalha nas vinhas!

O carro da Rainha fecha o desfile que é um dos momentos mais divertidos e bem regados das festas.

Palmela és linda!

 

Além destes três momentos, a Festa das Vindimas tem um cartaz de espetáculos, provas de vinhos, exposições, eventos desportivos e largadas de touros que pode conhecer aqui.